António Peixoto nasceu em Amarante há 63 anos e emigrou há 41 anos, em 1971, para França, refere. E recorda: “eu nasci no comércio, o meu falecido pai tinha uma mercearia e aqui tive a sorte de vir trabalhar no ramo das frutas e legumes, no embalamento. Trabalhei vinte e tal anos para o mesmo patrão, que era um francês, e há vinte anos que me estabeleci por conta própria”.
Hoje possui três superfícies comerciais com produtos alimentares portugueses – em 90 Boulevard Devaux, 78300 Poissy; 1 rue de l´industrie 78540 em Vernouillet e 8 Place de l Eglise, 78790, Arnouville lès Mantes. O “cestinho de Portugal” onde nas três lojas não faltam a gama dos produtos alimentares portugueses, bem como vinhos e outras bebidas. Refere-nos que os produtos alimentares portugueses tem muito boa aceitação quer pelos portugueses, quer pelos franceses e recorda-nos “ recordando vinte anos, sentíamos uma dificuldade enorme em haver empresas em Portugal a produzir com qualidade e viradas para um mercado competitivo e que tem as suas exigências em termos de rotulagem, mas o sector em Portugal teve uma evolução enorme: os produtores despertaram para este imenso mercado e começaram a ver em nós, os portugueses estabelecidos, bons parceiros de negócio”. Importa directamente e também recorre aos distribuidores grossistas portugueses, estabelecidos em França, e não representa nenhuma marca em exclusividade: “ trabalho e vendo todas as marcas da gama alimentar e também embalo com a minha própria marca”.
Emprega 15 funcionários e a sua alegria é ter a filha a dar continuidade ao negócio, já que seu filho enveredou por outra vida. A seu ver o futuro está garantido para a venda dos produtos alimentares portugueses que já se afirmaram e se deram a conhecer, fruto do seu trabalho e de tantos portugueses que apostaram em dignificar o nome de Portugal nos produtos alimentares portugueses, apesar de, salienta, “os produtores portugueses estão aumentar o preço e esse aumento não pode ser assim tão gradual e repentino para podermos continuar a ser competitivos com o produto francês. A competitividade hoje faz-se pelo preço, e há muito consumidor que olha o preço em detrimento da qualidade ou da origem do produto”. Aqui nestas três lojas, ao fazer as suas compras, pode levar o seu companheiro de leitura, este jornal, e para além da gama de produtos vasta em prateleira, as refeições prontas, o frango assado e o leitão podem ser levados para sua casa.
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