A EB Express Provisions é responsável pela importação de produtos portugueses, mas também de outros países. Neste momento o grupo tem uma faturação anual de 40 milhões de dólares. As importações representam 30 por cento deste valor. Manuel Paço, diretor de Importações, falou com o Mundo Português.
Qual é a história da empresa?
A empresa foi criada em 1990 para trabalhar na área da restauração. Em 2007 começou a trabalhar na importação. Foi quando ingressei na empresa, depois de trabalhar na ‘Delta Foods’. Eu só faço importação de produtos portugueses. O Grupo tem hoje seis sócios que adquirem aqui todos os seus produtos, cada um na sua área de operação. Nós tratamos da logística e importação de produtos portugueses. Há um sócio faz a importação de produtos do Brasil, da Argentina. Hoje trazemos em média 400 contentores destes países, outro sócio trabalha na compra das carnes, outro nos produtos para restaurantes. Temos também atualmente 12 vendedores que correm os clientes e fazem as cobranças.
(…) Neste momento 30 por cento das empresas que trabalham connosco na importação são supermercados de brasileiros. É um mercado que está continuamente a desenvolver, os brasileiros continuam a vir para os Estados Unidos, os portugueses já não (…)
O Brasil representa uma grande fatia das vossas importações?
Neste momento 30 por cento das empresas que trabalham connosco na importação são supermercados de brasileiros. É um mercado que está continuamente a desenvolver, os brasileiros continuam a vir para os Estados Unidos, os portugueses já não. Talvez pela razão de que para o sul americano seja mais fácil, ou menos arriscado, vir para os Estados Unidos.
Estão presentes em que Estados?
Temos um representante na Florida. Estamos no Texas e em Boston com uma filial que nos faz as compras. Também temos mercado em Nova Iorque, mas não tem crescido por opção nossa. Neste momento a distribuição sai muito cara. O horário que existe para distribuição em Nova Iorque não coincide com os nossos turnos, como tal, temos acomulado muitas multas.
Costumam ir ao SISAB PORTUGAL?
O SISAB PORTUGAL nos últimos anos tem sido responsável pelo desenvolvimento do nosso grupo. Lá encontramos tudo. É um ponto de encontro anual muito importante para nós.
É fácil vender produtos para outro tipo de restaurantes?
Por norma, neste mercado, o próprio restaurante procura a sua linha, por exemplo somos obrigados a usar um espanhol para estar no mercado hispânico. Se formos lá e falarmos português ou inglês, eles não querem, dizem que não entendem. Até para o próprio mercado brasileiro temos que ter um vendedor brasileiro para obter melhores resultados.
(…) Eu só faço importação de produtos portugueses. O grupo tem hoje seis sócios que adquirem aqui todos os seus produtos, cada um na sua área (…)
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