edição digital

Belmonte reabre os Museus do Azeite e o Ecomuseu do Zêzere

03/10/17 REGIONAL Imagem

O Museu do Azeite destaca a importância desta cultura na economia da região. Já o Eco Museu do Zêzere divulga a história do Rio Zêzere.E em Caria, foi aberto um Espaço do Cidadão...

O Eco Museu do Azeite é uma estrutura museológica destinada a dar a conhecer ao visitante a história do Rio Zêzere e está instalado na antiga Tulha dos Cabrais.
Historicamente os Cabrais foram a mais importante família de Belmonte. Grandes proprietários, construíram este celeiro em frente ao seu solar tendo ficado a edificação para sempre conhecida como Tulha dos Cabrais.
Diretamente assente sobre um afloramento de granítico é uma sólida e sóbria construção de data desconhecida, que terá sofrido no entanto algumas remodelações, a mais evidente das quais ocorreu com a abertura da estrada fronteira à entrada que obrigou à construção das rampas de acesso.
Este inverno (de 15 de setembro a 14 de abril) estará aberto de terça a domingo das 9h00 ao 12h30m e das 14h00m às 17h30m. O museu estará encerrado às segundas-feiras, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro. As visitas podem ser marcadas pelo telefone (275 088 698 - 969 200 486) ou por mail para empds.belmonte@gmail.com

Museu do Azeite
Dar a conhecer ao visitante a importância do azeite na economia da região, é o principal objetivo deste museu, dando a conhecer as técnicas da produção do azeite.
O Museu desenvolve-se em três pisos, contando no exterior com uma área de lazer, com a preservação de um olival e onde se localizam a maioria dos suportes informativos, com os seguintes temas: “A Oliveira e a Civilização”, “A Oliveira em Portugal”, “Olivais da Cova da Beira”, “A importância Ecológica do Olival”, “Ciclo anual da cultura da oliveira e produção de azeite” e “Introdução à tecnologia do Lagar de Belmonte”.
Este espaço é multifuncional, pois no seu interior pode funcionar um restaurante panorâmico, que se pretende grande qualidade e uma cafetaria, para além de serem abordados temas ligados à “Explicação do Processo Produtivo Local”, “Tipos de Azeite” e “O Futuro do Azeite - Experiências de Valorização.
Este inverno (de 15 de setembro a 14 de abril) estará aberto de terça a domingo das 9h00 ao 13h00m e das 14h30m às 18h00m. O museu estará encerrado às segundas-feiras, 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro. As visitas podem ser marcadas pelo telefone (275 088 698 - 969 200 486) ou por mail para empds.belmonte@gmail.com

Caria já tem Espaço do Cidadão
No seguimento do protocolo assinado entre o município de Belmonte e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi instalado na vila de Caria, um Espaço do Cidadão.
Pretendeu-se assim na segunda maior freguesia do Concelho de Belmonte ter um espaço de proximidade que sirva melhor os cidadãos disponibilizando junto das pessoas serviços dos diversos organismos da Administração Central reforçando a coesão territorial e social e aumentando a qualidade de prestação de serviços públicos.
Este espaço encontra-se ao dispor dos cidadãos junto da Biblioteca das Cantadeiras de Caria.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo