edição digital

Setembro foi o mês mais seco das últimas oito décadas

10/10/17 ATUALIDADE Imagem

O mês de setembro em Portugal continental foi o mais quente dos últimos 87 anos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) classificou-o mesmo como “extremamente seco”.

A constatação consta do resumo do Boletim Climatológico disponível na página do IPMA na Internet, relativo ao mês passacdo.
O documento refere que em setembro “o valor médio da temperatura máxima do ar (27,49 graus Celsius) foi superior ao normal e o valor médio da mínima (12,42 graus Celsius) foi inferior ao valor normal, sendo o quinto mais baixo desde 1931”.
No documento, informa-se que “de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, em 30 de setembro cerca de 81.0 % do território estava em seca severa e 7.4 % em seca extrema”. O IPMA indica ainda o índice SPI 6meses (abril a setembro), escala que reflete o défice de precipitação, para afirmar que o nível da seca meteorológica e agrícola, apresentava a 30 de setembro “grande parte das bacias do território na classe de seca severa”.
Segundo o boletim, o período de 01 a 08 de setembro foi o mais quente do mês, sendo o dia 06 o mais quente, com uma temperatura média de 24,1 graus Celsius (mais 3,9 graus em relação ao normal). O valor mais alto da temperatura máxima do ar ocorreu no dia 07 de setembro, com 33,1 graus Celsius (mais 6,8 graus em relação ao normal).
O IPMA adianta também que o dia 30 de setembro correspondeu ao final do ano hidrológico 2016/2017 – que se prolonga de 01 de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017. “O total de precipitação acumulado neste período foi de 621,8 milímetros (70% do normal), sendo o nono valor mais baixo desde 1931", é referido.
Em Portugal o ano hidrológico começa a 01 de outubro por ser a época em que as reservas hídricas atingem os seus mínimos e quando começa o período chuvoso do ano.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo