edição digital

Peregrinação Internacional encerra celebrações do Centenário das Aparições em Fátima

11/10/17 ATUALIDADE Imagem

A 12 e 13 de outubro o Santuário de Fátima acolhe os peregrinos para a Peregrinação Aniversária de outubro, que encerra as celebrações do Centenário das Aparições. Este ano haverá uma projeção multimédia que se desenvolve a partir da experiência de fé que os milhares de peregrinos partilham naquele Santuário Mariano. E a 21 e 22 de outubro o Santuário vai acolher uma relíquia de São João Paulo II, por ocasião da sua memória litúrgica. Leia a notícia aqui…

A Peregrinação Aniversária de outubro marca, simbolicamente, o encerramento do Centenário das Aparições de Fátima. Com o tema ‘Maria, Estrela da Evangelização’, esta peregrinação vai ter como presidente D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima.
O programa tem início às 18h30 de 12 de outubro com a Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, na Capelinha das Aparições. Segue-se a bênção solene das velas, a recitação do rosário e a procissão das velas, marcada para as 21h30, ao fim da qual realiza-se a missa internacional. Após a vigília noturna, o rosário, na Capelinha das Aparições, está agendado para as 9h do dia seguinte, seguido da procissão, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no Recinto de Oração.
As celebrações do Centenário das Aparições encerram pelas 18h30 de 13 de outubro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro. O concerto integra, a estreia absoluta, as obras ‘Salve Regina’ e ‘The Sun Danced’, de Eurico Carrapatoso e James MacMillan, respetivamente, com transmissão em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos possam usufruir daquele momento musical.

Projeção de luz
A companhar o programa da Peregrinação Aniversária da outubro, o Santuário apresenta este ano a projeção multimédia ‘Fátima-Tempo de Luz’, que terá estreia em Fátima a 12 de outubro, a seguir à procissão do silêncio, depois da meia noite. A projeção vai repetir-se às 22h30 nos dias 13 e 14 de outubro, após a procissão das Velas.
A fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ganhará assim uma luz especial “que se transformará em narrativa histórica deste lugar ao longo de cem anos, reconstruindo a memória dos marcos históricos e espirituais mais importantes relacionados com a mensagem que a Virgem Maria transmitiu na Cova da Iria”, explica uma nota duvulgada pelo Santuário.
A apresentação “conduzirá o peregrino a viver uma experiência íntima e de recolhimento, de contemplação estética e orante” através a projeção de seis cenas, sob os títulos ‘Maria mostra a luz de Deus’, ‘O triunfo do Imaculado Coração’, ‘Celebrando a Fé’, ‘Os caminhos de Fátima’, ‘Um futuro de Paz’, ‘Fátima tempo de Luz’ e ‘O Recolhimento’.

Rrelíquia de João Paulo II a 21 e 22 de outubro 
E a 22 e 23 deste mês o Santuário expõe à veneraçãoà veneração dos fiéis, na Capela da Ressurreição de Jesus, uma relíquia de São João Paulo II, por ocasião da sua memória litúrgica.
O acolhimento será no dia 21, na Capelinha das Aparições com a oração do terço. Após este momento, a relíquia estará exposta na Capela, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, à veneração dos fiéis. No dia seguinte a veneração continuará no mesmo local até às 18h30, quando será levada para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, para a celebração da missa dedicada a João Paulo II, o papa que mais vezes visitou Fátima, três no total.

Ana Grácio Pinto

 

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo