edição digital

Atelier português conquista prémio internacional com um sistema modular inovador

05/11/17 BOAS NOTÍCIAS Imagem

O atelier ‘Summary’ desenvolveu uma habitação baseada num sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde.

Um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde conquistou o prémio internacional ‘Red Dot Award: Design Concepts’ na categoria ‘habitat’. Criado pelo estúdio de arquitetura ‘Summary’ - uma startup incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto - o projeto está em exposição no Red Dot Museum, em Singapura.
Intitulado ‘Gomos Building System’, apresenta-se como “um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde”, informa uma nota divulgada pelo estúdio de arquitetura. Cada um dos módulos sai da fábrica finalizado, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e eletricidade e até as peças de mobiliário fixas. A montagem do edifício in loco é feita em três dias, juntando todos os módulos, explica ainda a mesma nota.
O júri do prémio descreveu o ‘Gomos Building System’ como “uma reinterpretação revolucionária da forma como se criam edifícios, um sistema modular disruptivo na simplificação e na redução do tempo de construção”.
O projeto já tinha sido reconhecido internacionalmente, em 2016, ao ser selecionado para integrar a exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza. O primeiro edifício construído com este sistema modular, uma pequena habitação de 80m2, foi montado em Arouca. Neste momento, o atelier tem já em curso novos projetos com a utilização deste sistema, entre os quais um edifício de habitação coletiva e serviços e um centro de inovação.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo