edição digital

Em Montevidéu vai haver uma homenagem a Fernando Pessoa

10/11/17 CULTURA Imagem

Tendo como tema ‘El misterio de las cosas’, a Homenagem a Fernando Pessoa começa às 20h30 e será feita pelos artistas Isabel de la Fuente, Eduardo Mauris, Berta Pereira e Pollo Píriz.

O Espaço El Chamuyo, em Montevidéu, será palco a 14 de novembro, a partir das 20h30, de uma Homenagem a Fernando Pessoa pelos artistas Isabel de la Fuente, Eduardo Mauris, Berta Pereira e Pollo Píriz.
“A Homenagem a Fernando Pessoa, com mais de 20 anos de tradição na cena cultural de Montevidéu, é um clássico que se renova ano após ano para mergulhar no inesgotável universo criativo do poeta português”, detalha uma nota divulgada por Raquel Carinhas, leitora do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua no Uruguai.
Tendo como tema ‘El misterio de las cosas’ (O mistério das coisas), os quatro artistas vão recriar poemas e textos escritos por Fernando Pessoa através da recitação, música, canção, performance e encenação, “numa jornada que nos permite aproximar-nos da riqueza da pluralidade de suas vozes poéticas”, explica-se ainda na nota.
Fernando Pessoa (1888-1935) é considerado um dos principais poetas portugueses modernistas e um dos mais destacados do século XX. “A questão humana dos seus heterônimos cativou a atenção geral, tanto ou mais do que a questão puramente literária. Concebidos como individualidades distintas do poeta, que lhes criou uma biografia própria”, destaca a nota, acrescentando que oss heterônimos “estão relacionados a algumas das questões centrais de seu trabalho: a unidade ou a pluralidade do ‘eu’, a sinceridade, a noção de realidade, a estranheza da existência e a tradução da consciência da fragmentação do ‘eu’. Três deles destacam: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, e um semi-heterônimo, Bernardo Soares”.
Os bilhetes da encenação ‘El misterio de las cosas’ custam 300 pesos uruguaios e podem ser reservados através do número 098 635 105
O Espaço El Chamuyo está localizado no centro histórico de Montevidéu (25 de Mayo 591 esq. Juan Carlos Gomez).
Ana Grácio Pinto

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo